Experiências do ensino a distância do gerenciamento ágil de projetos com Scrum e apoio de uma ferramenta para gerência de histórias de usuário

Autores

  • Vinicius Bernardo Silva PUC Minas
  • Marcelo Werneck Barbosa PUC Minas
  • Lorena Adrian Cardoso Carvalho PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5614

Palavras-chave:

Ensino de métodos ágeis. Gerenciamento ágil de projetos. Scrum

Resumo

Observa-se o uso crescente de métodos de gerenciamento ágil de projetos nas organizações. Tais métodos têm características próprias, difíceis de serem totalmente compreendidas pelos alunos somente com base em explicações teóricas. Assim, o ensino de métodos ágeis deve ser feito não só por exposição teórica, mas também com demonstração prática. O desafio de ensinar tais métodos aumenta em um ambiente de ensino virtual. O objetivo deste trabalho é propor e avaliar uma atividade em grupos a distância para ensino do método ágil Scrum com foco na elaboração e gerência de histórias de usuário, com o apoio da ferramenta Pivotal Tracker. Como contribuição, destaca-se a disponibilização de um tutorial da ferramenta e outros materiais de apoio, que, segundo alunos, contribuiu positivamente para a realização da atividade. O trabalho também promoveu a identificação de questões comuns dos alunos, que podem orientar professores no planejamento de suas aulas e atividades virtuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30-04-2016

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

[1]
2016. Experiências do ensino a distância do gerenciamento ágil de projetos com Scrum e apoio de uma ferramenta para gerência de histórias de usuário. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 2–13. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5614.