Uma Proposta de Indicadores para Avaliar a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais em Cursos de Graduação

Autores

  • Júlio Cesar Godoy Bertolin
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2013.568

Resumo

Este artigo aponta um conjunto de indicadores para a avaliação da qualidade de disciplinas semipresenciais de cursos de graduação presenciais. Inicialmente, é realizada uma revisão da literatura acerca das diferentes concepções de qualidade da educação superior com vistas a estabelecer um entendimento de qualidade para disciplinas semipresenciais. Logo após, são abordados os sistemas de indicadores utilizados em instrumentos de avaliação da educação superior para subsidiar a elaboração dos indicadores para disciplinas semipresenciais. Por fim, considerando-se as especificidades da semipresencialidade, são apontados os aspectos de entrada, de processo e de resultados para avaliar a qualidade de disciplinas semipresenciais, bem como para servir de subsídio para a elaboração de instrumentos de avaliação.

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Publicado

01-09-2009

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2009. Uma Proposta de Indicadores para Avaliar a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais em Cursos de Graduação. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 1, 1 (set. 2009), 30–41. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.568.