Analisando métodos e oportunidades em redes definidas por software (SDN) para otimizações de tráfego de dados
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v9i4.6948Palavras-chave:
Redes Definidas por Software, Desempenho, Congestionamento, Desafios, Balanceamento de CargaResumo
Redes de computadores são dinâmicas e requerem constante atualização e monitoramento de operações para atender ao crescente volume de dados trafegados. Isso gera diversos problemas de custo, bem como no gerenciamento e ajuste de desempenho para oferecer uma qualidade de serviço (QoS) granular, balancear a carga dos dados e controlar a ocorrência de congestionamentos. Como alternativa, um novo paradigma de rede programáveis vem sendo utilizado sob o nome de Redes Definidas por Software (SDN). A SDN consiste no desacoplamento do plano de dados e controle da rede, onde um controlador programável é responsável por gerenciar regras para o encaminhamento dos dados para diversos dispositivos. Assim, o hardware que fica no fluxo de dados da rede simplesmente endereça o encaminhamento dos pacotes de forma rápida de acordo com essas regras. Nesse contexto, esse artigo conduz um estudo sobre diferentes métodos e abordagens que estão sendo utilizados na literatura para solucionar problemas na otimização do tráfego de dados na rede através do uso de SDN. Em particular, o presente estudo se diferencia de outras revisões sobre SDN pois foca em questões como QoS, balanceamento de carga e controle de congestionamento. Por fim, além da revisão do estrado-da-arte de SDN perante as áreas mencionadas, apresenta-se também um levantamento de desafios futuros e oportunidades de pesquisa na área.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
13-12-2017
Edição
Seção
Tutorial
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2017. Analisando métodos e oportunidades em redes definidas por software (SDN) para otimizações de tráfego de dados. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 9, 4 (dez. 2017), 2–14. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i4.6948.