Comparando algoritmos de otimização computacional aplicados ao problema de predição de estruturas proteicas com modelo HP-2D
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v9i3.7005Palavras-chave:
Algoritmo Evolutivo, Otimização por Colônia de Formigas, Predição de Estrutura de ProteínaResumo
Os métodos de otimização computacional são largamente aplicados a diversos tipos de problemas complexos a fim de encontrar soluções para os mesmos. Neste trabalho, os métodos de otimização estudados foram o Algoritmo Evolutivo (AE) e a Otimização por Colônia de Formiga (ACO – Ant Colony Optimization). Ambos são bioinspirados, isto é, são baseados em processos que ocorrem na natureza. Neste caso específico, o AE e o ACO foram utilizados para encontrar soluções ao desafiador problema de predição de proteínas (PSP – Protein Structure Problem), caracterizado como um problema não polinomial. Foi realizada uma comparação entre estes dois métodos aplicados ao PSP usando modelo HP-2D com algumas sequências específicas, tanto do ponto de vista computacional quanto bioquímico. Os resultados mostraram que o ACO é melhor em termo de energia, enquanto que o AE é mais adequado em termo de tempo, especialmente para proteínas maiores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
31-10-2017
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2017. Comparando algoritmos de otimização computacional aplicados ao problema de predição de estruturas proteicas com modelo HP-2D. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 9, 3 (out. 2017), 87–99. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i3.7005.