Predição de valores de moedas virtuais através da análise de sentimento de notícias e tweets
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.8831Palavras-chave:
Bitcoin, Criptomoedas, Notícias, Predição, TwitterResumo
As moedas virtuais (ou criptomoedas) estão se tornando cada vez mais competitivas no mercado mundial, o
que atrai investidores a obter lucros sobre as oscilações deste mercado. Esses investimentos são orientados por um princípio simples: comprar as moedas quando seu valor de mercado estiver prestes a subir, e vendê-las moedas quando estiverem prestes a perder o valor. O Objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de predição do movimento de preços de criptomoedas que utilize como base a percepção pública da população em relação às moedas. Foram realizadas predições tanto utilizando sentimento de notícias quanto sentimento de tweets, e o útlimo obteve melhores resultados, apresentando MDA de 73% no modelo criado com XGBoost, sendo capaz de prever os resultados também em períodos de grandes oscilações. Supõe-se que os melhores resultados foram obtidos a partir de sentimentos de tweets devido ao maior volume de dados gerado em um único dia, e devido à velocidade com a qual a manifestação pública é evidenciada na rede social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).