Implementações paralelas para o algoritmo Online Sequential Extreme Learning Machine aplicado à previsão de material particulado
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i2.9089Palavras-chave:
Computação de Alto Desempenho, Desvio de Conceito, Fluxo de DadosResumo
O algoritmo Online Sequential Extreme Learning Machine é adequado para previsão de Fluxos de Dados com Desvios de Conceito. No entanto, esse tipo de previsão exige implementações de alto desempenho devido à alta taxa de entrada de amostras. Neste trabalho, analisamos implementações paralelas para o Online Sequential Extreme Learning Machine em linguagem de programação C, com as bibliotecas OpenBLAS, Intel MKL e MAGMA. A OpenBLAS e a Intel MKL fornecem funções que exploram os recursos multithread em CPUs com vários núcleos, o que estende o paralelismo para arquiteturas de multiprocessadores. Por sua vez, a MAGMA oferece funções que são executadas em paralelo em arquiteturas heterogêneas ou híbridas, como sistemas com processadores Multicore e unidades de processamento gráfico, a GPU. Assim, o objetivo deste trabalho é comparar o desempenho -- erro de previsão/precisão e tempo real de processamento do fluxo -- das implementações em C com o Online Sequential Extreme Learning Machine original no MATLAB, ao prever concentrações de material particulado no ar. Os resultados experimentais mostraram que, na maioria dos casos abordados aqui, pelo menos uma das implementações na linguagem C obteve melhor desempenho em relação ao tempo de processamento do fluxo, quando comparado com a versão de referência do MATLAB, executando até 7 vezes mais rápido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).