Monitoramento da taxa de saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca via método de magnificação Euleriana sem contato físico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.9165Palavras-chave:
iPPG, “noncontact monitoring”, “peripheral oxygen saturation”, SpO2Resumo
O monitoramento da frequência cardíaca (FC) e da taxa de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) é fundamental em cirurgias e unidades de terapia intensiva. Nas últimas décadas surgiram vários estudos sobre monitoramento de sinais vitais sem contato físico, mas poucos são focados na SpO2. Este artigo apresenta uma solução para o monitoramento da taxa de saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca sem contato físico com o paciente através da técnica de fotopletismografia por imagens. A magnificação de vídeo Euleriana (EVM) foi empregada na solução proposta para ampliar as variações de cores que ocorrem na pele devido ao ciclo circadiano. O software desenvolvido foi executado em uma plataforma de hardware livre e de baixo custo.
Foram realizados experimentos com nove indivíduos saudáveis. Ao comparar os resultados experimentais com os obtidos com um oxímetro de pulso de referência, a solução proposta mostrou boa acurácia nas medidas de SpO2, com diferença menor que 2%, atendendo os requisitos da norma que regulamenta os equipamentos de oximetria de pulso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).