Modelo de mobilidade veicular urbano baseado em traços reais de mobilidade

Authors

  • Régis Thiago Feyh Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marco Aurélio Spohn Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7512

Keywords:

Modelo de mobilidade, redes veiculares, simulação de tráfego urbano, traços de mobilidade

Abstract

Este artigo apresenta e valida um modelo de mobilidade veicular urbano resultante da análise de traços reais de mobilidade de táxis da cidade de Roma (Itália). O modelo de mobilidade é aplicado em um simulador de tráfego, possibilitando-se gerar traços sintéticos de mobilidade para simuladores de redes. A principal vantagem de se gerar traços sintéticos é que, além de manter aspectos do padrão de mobilidade real, permite-se um maior controle das variáveis do ambiente de simulação. Apesar do modelo proposto não conseguir capturar todos os aspectos reais da mobilidade dos táxis, mostrou-se efetivo em reproduzir características observadas como relevantes na movimentação veicular urbana.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-05-01

Issue

Section

Original Paper

How to Cite

[1]
2018. Modelo de mobilidade veicular urbano baseado em traços reais de mobilidade. Brazilian Journal of Applied Computing. 10, 1 (May 2018), 30–42. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7512.