CUIDADOS DO ENFERMEIRO VOLTADO À PREVENÇÃO DO DELIRIUM EM IDOSOS SOB CUIDADOS INTENSIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i2.11907Keywords:
Delirium, Saúde do Idoso, Enfermagem geriátrica, PrevençãoAbstract
Introdução: Delirium é uma síndrome representada por início agudo de disfunção cerebral, um nível alterado de consciência, desatenção e desorganização do pensamento. Uma condição relativamente comum nos cuidados críticos, principalmente em idosos e de prevenção pouco difundida, e que resulta em um maior taxa de mortalidade e tempo de internação.
Objetivo: Analisar a produção científica sobre prevenção do delirium em pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por meio de intervenções não farmacológicas aplicadas por enfermeiros.
Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram selecionados nas bases de dados: SCIELO, PUBMED, CAPES e BDENF, no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Foram incluídos artigos relacionados à prática clínica do enfermeiro relacionada à prevenção do delirium em idosos internados em UTI, em inglês, português ou espanhol, disponíveis gratuitamente e na íntegra. Foram excluídos aqueles não relacionados ao cuidado de enfermagem, não realizados com seres humanos e que apresentavam em mais de uma base. Amostra final do estudo foi composta por 18 artigos nacionais e internacionais, publicados entre os anos 2010 e 2019.
Resultados: Foram identificadas intervenções profiláticas aplicadas por enfermeiros para delirium, desde as mais básicas, como controle da luminosidade e dos ruídos, instalação de relógios, até intervenções mais complexas e tecnológicas como intervenções automatizadas de reorientação guiada pela voz de familiares e/ou pessoas do convívio do paciente, dentre outras que se mostraram eficientes.
Conclusão: Foram identificadas interferências não farmacológicas aplicadas por enfermeiros que auxiliam na prevenção do delirium no paciente idoso.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.