CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i2.12022Keywords:
Covid-19, Idoso, Inclusão Digital, Isolamento SocialAbstract
Introdução: Com o aumento alarmante de casos da COVID-19 no Brasil foi necessária a adaptação da oferta do curso de Inclusão Digital para Idosos (IDI) no Instituto Federal de Brasília – IFB de modo on line. No entanto, sabe-se que são muitos os desafios deste público em relação ao ambiente virtual. Objetivo: realizar levantamento sobre o desejo dos idosos em relação à modalidade do curso (on line ou presencial), identificar se possuem Internet, frequência de acessos e dispositivo utilizado. Métodos: foi realizada consulta por meio de formulário eletrônico a 20 idosos matriculados no curso IDI com perguntas sobre: interesse em realizar as atividades de forma on line, acesso à Internet, frequência de acesso, aplicação utilizada para as aulas, horário para acesso e se conseguem acompanhar as aulas on line. Resultados: 15 idosos responderam a pesquisa, sendo que: todos têm acesso à Internet em casa, 80% via WiFi, 20% por redes móveis; 53,3% acessam pelo celular, 33,4% pelo computador pessoal e 13,3% pelo computador compartilhado; 80% podem acessar a Internet todos os dias; 80% relataram conseguir acompanhar as aulas on line, 20% relataram ter muita dificuldade; 54,3% preferem utilizar o Google Meet, 33,4% YouTube e 13,3 não se manifestaram; e 86,6% gostariam de manter as aulas na modalidade on line. Conclusão: A maioria dos idosos desejam continuar o curso em formato on line, visto que podem acessar a Internet por meio de redes Wifi ou redes móveis, utilizando celulares, computadores pessoais ou compartilhados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.