DIETA RICA EM ÁCIDOS GRAXOS POLI-INSATURADOS E VITAMINA A PREVINE ALTERAÇÕES CAUSADAS POR ESTRESSE SOCIAL NA COGNIÇÃO E NA MICROBIOTA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i2.12046Palavras-chave:
Memória, Dieta, Microbiota, Hipocampo, BDNFResumo
Introdução: O estresse durante a adolescência pode causar ansiedade e déficits cognitivos duradouros. Uma dieta saudável é essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro e manutenção de funções cognitivas ideais durante a idade adulta. Os componentes nutricionais interferem na comunidade intestinal de microrganismos, os quais podem afetar a comunicação intestino-cérebro. Objetivo: Investigar os efeitos de uma dieta enriquecida com ácidos graxos poli-insaturados (ω-3 PUFAs) e Vitamina A no estresse social crônico. Métodos: Ratos Wistar foram divididos em não estressados alimentados com dieta controle (NSCD), estressados alimentados com dieta controle (SCD) e estressados alimentados com dieta enriquecida (SED). Para indução do estresse foi utilizado o protocolo de estresse de instabilidade social. A tarefa de Medo Condicionado ao Contexto, a expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e a composição da microbiota intestinal foram avaliados na adolescência e na idade adulta. Resultados: Grupo SCD apresentou um prejuízo na consolidação da memória de medo e uma diminuição na expressão de BDNF hipocampal na adolescência e na idade adulta. A dieta enriquecida preveniu esses déficits em ambas as idades. Observou-se ainda uma mudança na composição da microbiota entre grupos NSCD e SCD, a qual foi parcialmente prevenida no grupo SED. Conclusão: Os resultados aqui apresentados demonstram os efeitos benéficos da dieta enriquecida, através dos componentes nutricionais, no comprometimento da memória, no declínio da expressão do BDNF e nas alterações na composição da microbiota intestinal induzida pelo estresse, abrindo possíveis novos espaços no campo da neuropsicofarmacologia nutricional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.