Diagnóstico precoce na doença de Alzheimer: Entraves e impacto na vida e saúde do idoso
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.15329Palavras-chave:
Doença Alzheimer, Diagnóstico, Diagnóstico precoce, Erros de diagnóstico, Perfil de Impacto da doençaResumo
O estudo em questão teve como objetivo entender quais são os entraves do diagnóstico precoce da doença de Alzheimer (DA) e como eles impactam a vida do idoso. Para atingir tal objetivo, a metodologia adotada fundamentou-se em uma revisão integrativa com base em artigos científicos pesquisados nas bases de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico, utilizando-se os descritores “doença de alzheimer”, “diagnóstico”, “diagnóstico precoce”, “erros de diagnóstico”, “perfil de impacto da doença”. Relatos de caso, artigos duplicados, artigos ≤ 12 anos, artigos que não abordaram o tema proposto, ou que não responderam à pergunta-guia do estudo, não foram incluídos. A análise dos resultados se deu por meio de semelhança destes respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os motivos que dificultam o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer e como isso afeta a vida do idoso?”. Foi demonstrado, portanto, que fatores como renda, escolaridade, acesso ao sistema de saúde e o preparo do próprio Sistema de Saúde e seus profissionais interferem no diagnóstico precoce da DA. Espera-se que a pesquisa sirva como ponto de partida para aprofundamentos e mudanças resolutivas, no intuito de impactar positivamente o processo diagnóstico precoce da DA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.