Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes

Authors

  • Graciela Ormezzano

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v1i2.17

Keywords:

educação estética, autoconhecimento, imaginário, criatividade

Abstract

Este artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-05-18

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes. (2006). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 1(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v1i2.17