Envelhecimento humano e velhice: espaços e formas dessa temática dentro dos cursos de Psicologia no estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v9isup.1.2775Keywords:
Psicologia, Velhice, Envelhecimento Humano, Cursos de PsicologiaAbstract
Este trabalho teve como objetivo verificar como está sendo tratado o estudo sobre a velhice e o processo de envelhecimento humano em três cursos de Psicologia de três instituições de ensino superior (IES) localizadas em cidades da região Norte do estado do Rio Grande do Sul. Os estudos sobre envelhecimento humano e velhice tornam-se cada vez mais relevantes, uma vez que, no Brasil, observa-se redução significativa da participação na população com idade até 25 anos e aumento no número de idosos. Buscou-se, também, compreender, com base nas concepções e conceituações relatadas nas entrevistas, como os coordenadores e professores abordam teoricamente a temática nas disciplinas curriculares. A pesquisa teve abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi efetuada por meio de entrevista semiestruturada, com o foco principal de compreender os espaços ocupados pela temática dentro dos cursos pesquisados. As entrevistas foram realizadas inicialmente com os coordenadores dos cursos e posteriormente com professores indicados pela coordenação, totalizando 9 participantes, 3 coordenadores de cursos e 6 professores. A análise de dados abarcou as seguintes fases: pré-análise, exploração do material, tratamento dos dados obtidos e interpretação do conteúdo. Por meio das entrevistas, concluiu-se que o envelhecimento e a velhice são assuntos ainda pouco abordados nos cursos de Psicologia e, quando o são, a perspectiva predominante relaciona a temática diretamente ao adoecimento, à institucionalização da pessoa idosa e à disciplina de desenvolvimento humano.Downloads
References
AGUIAR, R.W). Intervenções em crise. In: CORDIOLI, A.V. Psicoterapias: abordagens atuais. São Paulo: Artmed, 1998, p. 153-9.
AUED, B. W. Educação para o (Des) emprego: Ou quando estar liberto da necessidade de emprego é um tormento. Petrópolis: Vozes, 2000.
BAPTISTA, M.T. A regulamentação da profissão Psicologia: documentos que explicitam o processo histórico. Psicologia: Ciência e Profissão, 30 (ed. especial), 2010, 170-91.
BATOMÉ, S. P. Comportamentos profissionais do Psicólogo em um sistema de contingências para a sua aprendizagem. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2 (2), 2006, p. 171-91.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.
BETTOI, W.; SIMÃO, L.M. Profissionais para si ou para outros? Algumas reflexões sobre a formação dos Psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 20, (2), 2000, p. 20-31.
BOCK, A.M. A Psicologia no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30( nº. espec.), 2010, p. 246-58.
______. A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia, 4 (2), 1999, p. 315-29.
BOCK, A.M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.D. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
CALAIS, S.L.; PACHECO, E.M. Formação de Psicólogos: análise curricular. Psicologia Escolar e Educacional, 5(1), 2001, p. 11-8.
CARVALHO, J.A.; RODRÍGUEZ-WONG, L.L. A transição da estrutura etária da população brasileira na primeira metade do século XXI. Cad. Saúde Pública, 24(3), 2008, p. 597-605.
CARVALHO, M.T.; SAMPAIO, J.D. A formação do Psicólogo e as áreas emergentes. Psicologia Ciência e Profissão, 17(1), 1997, p. 14-9.
DEBERT, G.G. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Fapesp, 2004.
ERBOLATO, R.M. Relações sociais na velhice. In: Freitas, E.V. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, p. 957-64.
GUZZO, R.S. Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: desafios do novo milênio para a Psicologia Escolar. In: PRETTE, Z.A. Psicologia escolar e educacional: saude e qualidade de vida. São Paulo: Alínea, 2003, p. 25-41.
KODJAOGLANIAN, V.L. Inovando métodos de ensino-aprendizagem na formação do Psicólogo. Psicologia, Ciência e Profissão, 23(1), 2003, p. 2-11.
LEBRÃO, M.L. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica e epidemiológica. Saúde Coletiva, 4(017), 2007, p. 135-40.
MANCEBO, D. Formação em Psicologia: gênese e primeiros desenvolvimentos. Mnemosine, 1(0), 2004, p. 53-72
MASSIMI, M. História da Psicologia brasileira da época colonial até 1934. São Paulo: EPU, 1990.
MINAYO, M.C.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOURA, E.P. A Psicologia (e os Psicólogos) que temos e a Psicologia que queremos: reflexões a partir das propostas de diretrizes currículares (MEC/SESU) para os cursos de graduação em Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 19(2), 1999, p. 10-9.
NASRI, F. O envelhecimento populacional no Brasil. Einstein, 6(supl. 1), 2008, p. s4-s6.
NERI, A.L. Contribuições da Psicologia ao estudo e àintervenção no campo da velhice. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 1(1), 2004, p. 69-80.
NERI, A.L.; JORGE, M.D. Atitudes e conhecimentos em relação àvelhice em estudantes de graduação em educação e em saúde: subsídios ao planejamento curricular. Estudos de Psicologia, 23 (2), 2006, p. 127-37.
PEREIRA, F.M.; NETO, A.P. O Psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em estudo, 8(2), 2003, p. 19-27.
REBELO, H. Psicoterapia na idade adulta avançada. Análise Psicológica, 4 (XXV), 2007, p. 543-57.
RODRIGUES, A. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2000.
SCARPARO, H. Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas. Porto Alegre: Sulinas, 2000.
SCARPARO, H.B.; GUARESCHI, N.M. Psicologia social comunitária profissional. Psicologia & Sociedade, 19(2), 2007, p. 100-08.
SCARPARO, H.; OZORIO, J.D. Registros históricos do Conselho de Psicologia da Sétima Região (CRP-07) no período da ditadura no Brasil. Temas em Psicologia, 8(2), 2009, p. 19-27.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.