Cirurgia Plástica e Envelhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v9isup.1.2789Keywords:
Cirurgia Plástica. Envelhecimento Humano. Beleza.Abstract
Verifica-se, atualmente, um novo cenário brasileiro, o aumento da expectativa de vida e, dentre as diversas alterações fisiológicas e patológicas que ocorrem com o aumento da idade, há uma busca constante pela “juventude eterna”. Nesse contexto, acentua-se a preocupação das mulheres com a aparência, que é agravada pelo climatério, pois o corpo já não tem o mesmo vigor, levando, muitas vezes, a uma distorção da imagem corporal, com consequente insatisfação e autoestima debilitada. Isso leva a que grande parte das mulheres, na tentativa de retardar esse processo, recorra a tratamentos estéticos, estando, dentre os mais procurados, a cirurgia plástica, que, apesar de agressiva, traz ótimos resultados quando realizada por um profissional competente. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar quais os procedimentos cirúrgicos mais procurados por mulheres acima de 50 anos, na tentativa de compreender o quanto a insatisfação corporal afeta as suas vidas no processo de envelhecimento. A amostra do estudo foi composta por 70 mulheres com idade acima de 50 anos, que responderam a um questionário semiestruturado contendo 20 questões fechadas. A pesquisa foi do tipo descritivo com abordagem quantitativa. Concluiu-se que a imagem da mulher e do feminino continua associada à beleza. Assim, as mulheres em processo de envelhecimento preocupam-se, cada vez mais, em manter um padrão estético jovem com o auxílio de cirurgias plásticas, além de outros tratamentos estéticos e cosméticos.Downloads
References
AMORIM, A.L. O envelhecimento e a imagem corporal. [Monografia]. Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste Ltda; 2007.
BALESTRA, C.M. Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividade física. [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Educação Física de Campinas, UNICAMP, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: DF, 1996. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/Reso196.doc>. Acesso em: 2 jun. 2012.
DAMASCENO, V.O, et al. Imagem corporal e corpo ideal. Rev. Bras. e Mov. v.14 n.2, p.81 – 94, 2006.
FERNANDES, M. Mulher elástico. Rev. Mente e Cérebro. ed.161, junho 2006.
LEAL et al. O corpo, a cirurgia estética e a Saúde Coletiva: um estudo de caso. Rev. Ciên e Saúd. Colet. v.15, n.1, p. 77-86, 2010.
LORENZI, D. R. S. D. et al. Fatores associados àqualidade de vida após menopausa. Rev.Assoc Med Bras, v. 52, n. 5, 2006. Disponível em: : http://www.scielo.br>. Acesso em 19 de maio de 2012.
MARTINS, M. A. D. et al. Qualidade de vida em mulheres na pós-menopausa, usuárias e não usuárias de terapia hormonal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, Abril 2009. Disponível em: http://www.scielo.br>. Acesso em 19 de maio de 2012.
MATSUO, R. et al. Imagem Corporal de Idosas e Atividade Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v.6, n.1, p.37-43, 2007.
RAMOS, K.P. Escala de avaliação do transtorno dismórfico corporal: propiedades psicométricas. [Monografia]. PUC- Campinas, 2009.
VALENCA, C. N.; NASCIMENTO FILHO, J. M.; GERMANO, R. M.. Mulher no climatério: reflexões sobre desejo sexual, beleza e feminilidade. Saúde Soc., São Paulo, v. 19, n. 2, Junho 2010. Disponivel em: <http://www.scielo.br>. Acesso em 10 de maio de 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.