Ações para saúde do idoso em nível municipal e sua efetivação na visão dos integrantes da Comissão de Integração Ensino Serviço
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v9isup.1.2798Keywords:
Saúde do Idoso. Plano Municipal de Saúde. Planejamento.Abstract
O processo de envelhecimento populacional, embora seja um fenômeno mundial, é percebido com mais ênfase em países em desenvolvimento. Isso requer políticas e ações efetivas de atenção à saúde do idoso. Este estudo propôs-se a identificar as ações voltadas para a saúde da pessoa idosa previstas nos Planos Municipais de Saúde (PMS) da Macrorregião Extremo Oeste II de Santa Catarina e sua efetivação na visão dos representantes da Comissão de Integração Ensino-Serviço (Cies). A coleta de dados foi feita com base na análise de documentos disponibilizados pelos municípios e entrevista com 39 representantes da Cies. A análise dos dados demonstrou que das três regionais de saúde pesquisadas apenas uma dispõe dos planos de todos os municípios na página oficial do estado. Nos municípios pesquisados, quatro referem não ter disponibilizado o plano, apesar de tê-lo construído, e dois não o possuem. Dos sujeitos entrevistados, quatro representantes do controle social, um trabalhador do SUS e dois gestores em educação referem não saber se o município tem PMS. Dentre os que afirmaram saber que o município o tem, cinco representantes do controle social, um trabalhador do SUS e três gestores em educação referiram não conhecê-lo. Dentre os municípios pesquisados, seis não preveem ações para a saúde do idoso no PMS. Conclui-se que o desconhecimento do PMS, a não participação em sua elaboração e a sua não utilização como ferramenta de planejamento e avaliação constituem uma fragilidade na efetivação das políticas de promoção de saúde, em especial da saúde do idoso.Downloads
References
BRASIL. Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Coordenação de Apoio àGestão Descentralizada. Diretrizes operacionais para os pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Coordenação de Apoio àGestão Descentralizada. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006a.
_______. _______. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.
VENDRUSCULO, C; CONSTANCI, C; RÖHRIG, F. A. Introdutório para equipes de saúde da família: uma proposta de educação permanente em saúde no oeste de Santa Catarina. Rev. Saúde Públ. Santa Cat., Florianópolis, v. 3, n. 2, jul., 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.