Dificuldades no atendimento ao idoso: percepções de profissionais de enfermagem de unidades de saúde da família

Authors

  • Laura Moreira de Sousa Fonseca Faculdade Atenas de Paracatu
  • Cléria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca/ Cruzeiro do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i2.4080

Keywords:

Enfermagem. Dificuldades na atenção ao idoso. Promoção de saúde.

Abstract

O atendimento ao idoso requer competências e conhecimentos muitas vezes não suficientemente contemplados durante os anos de formação profissional, tornando comum o relato de dificuldades encontradas pelos profissionais na hora de lidar com essa população. Este estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivos conhecer as percepções e as dificuldades relatadas por um grupo de profissionais de enfermagem sobre o atendimento ao idoso. Participaram deste estudo 12 profissionais da área de Enfermagem que atuavam na Unidade de Saúde da Família no município de Coromandel (MG), que responderam a um questionário elaborado pela autora, para essa finalidade. Os participantes relataram que viam o idoso como uma “pessoa sábia, com muita experiência de vida’, que possuíam “vastos conhecimentos” e que eram capazes de dar “sábios conselhos”. No entanto, apontaram que as maiores dificuldades para lidar com os idosos diziam respeito à falta de maiores conhecimentos sobre as necessidades e os cuidados com a faixa etária e, também, em relação à escassez de informação recebida durante a graduação, além de fatores outros, tais como o descaso dos familiares dos idosos, a dificuldade dos idosos na adesão aos tratamentos de saúde e a sobrecarga de trabalho. Conclui-se que, para atender a necessidade de melhor preparar profissionais para lidar com a crescente demanda no atendimento ao idoso, torna-se necessário rever o conteúdo programático da formação profissional, e, em relação à queixa de sobrecarga de trabalho, é mister uma melhor organização e um planejamento adequado do trabalho, de modo a não comprometer tanto o atendimento prestado, assim como a saúde do próprio trabalhador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Laura Moreira de Sousa Fonseca, Faculdade Atenas de Paracatu
    Enfermeira. Mestre em Promoção de Saúde pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca, SP. Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Atenas de Paracatu (MG).
  • Cléria Maria Lobo Bittar, Universidade de Franca/ Cruzeiro do Sul.
    Psicóloga. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do curso de Psicologia da Universidade de Franca/Cruzeiro do Sul.

Published

2014-11-03

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

Dificuldades no atendimento ao idoso: percepções de profissionais de enfermagem de unidades de saúde da família. (2014). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 11(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i2.4080