A psicossomática expressa no corpo dos profissionais da educação pública simbolizando os problemas enfrentados na rede estadual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i3.5265Keywords:
Mal-estar docente. Psicossomática. Vida adulta. Saúde. Apoio multiprofissional.Abstract
Este estudo discute as relações entre o mal--estar dos profissionais da educação e a psicossomática expressa no corpo como espaço de simbolização dos problemas enfrentados pelos professores da rede pública estadual, na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Os objetivos foram: verificar partes do corpo e idade mais vulneráveis dos professores e interpretar o simbolismo desses problemas de saúde em relação aos aspectos pessoais e profissionais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa de cunho hermenêutico. Os participantes da investigação foram classificados pelas idades, de acordo com a divisão da Organização Mundial da Saúde e pelas partes do corpo afetadas. O texto traz como resultados a identificação dos problemas de saúde traumatológicos e ortopédicos, principalmente em membros inferiores, entre 46 e 60 anos de idade e o simbolismo desses problemas de saúde. No que diz respeito ao aspecto profissional, tais problemas decorrem da interação na escola, onde sofrem pressão emocional, têm excesso de trabalho e grande mobilidade, o que gera altos níveis de estresse; a problemática do mal-estar docente nos seus aspectos psicossomáticos e a necessidade de um sistema multiprofissional de apoio ao docente.Downloads
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Published
2017-06-30
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Section
Artigos Originais
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How to Cite
A psicossomática expressa no corpo dos profissionais da educação pública simbolizando os problemas enfrentados na rede estadual. (2017). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 13(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i3.5265