Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates

Autores

  • Vanessa Santiago do Carmo Obras Sociais Irmã Dulce
  • Lorena D'O' Aragão Vilas Boas Obras Sociais Irmã Dulce
  • Ana Luíza Azevedo do Vale Obras Sociais Irmã Dulce
  • Igor de Matos Pinheiro Obras Sociais Irmã Dulce

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i2.7006

Palavras-chave:

Aptidão física. Doença de Parkinson. Idosos. Pilates.

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que provoca deterioração dos parâmetros físicos dos idosos, resultando em limitação funcional e redução da aptidão física. O método Pilates é uma modalidade de exercício físico que promove benefícios para os idosos, porém, observa-se uma escassez de publicações científicas sobre o impacto da técnica nos parâmetros da aptidão física em idosos com DP. O objetivo deste estudo foi examinar a aptidão física de idosos com DP submetidos à intervenção pelo método Pilates. Trata-se de um ensaio clínico de braço único, realizado com quatro idosos acompanhados no ambulatório de fisioterapia de um centro de geriatria e gerontologia em Salvador, Bahia, Brasil. Participaram idosos (≥ 60 anos) com diagnóstico de DP, em uso regular das medicações, que não houvessem realizado atividade física nos dois meses anteriores à intervenção. Foram excluídos idosos com declínio cognitivo, com disfunções musculoesqueléticas que comprometessem a realização dos exercícios ou com frequência irregular na intervenção (três ausências consecutivas). Os dados coletados foram: situação clínica e sociodemográfica, estado cognitivo, severidade da DP e aptidão física. Os idosos participaram de 30 sessões do método Pilates (pré-Pilates, mat Pilates, treino de equilíbrio e marcha, exercícios de relaxamento corporal). Após a intervenção, foram observados valores superiores aos da avaliação inicial nos parâmetros de força e resistência de membros superiores e inferiores, de flexibilidade de membros superiores e inferiores e de mobilidade física. Conclui-se que o método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz no processo de reabilitação desses idosos parkinsonianos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Santiago do Carmo, Obras Sociais Irmã Dulce
    Fisioterapeuta assistencial com atuação na área de Geriatria e Gerontologia.
  • Lorena D'O' Aragão Vilas Boas, Obras Sociais Irmã Dulce
    Fisioterapeuta assistencial com atuação na área de Geriatria e Gerontologia.
  • Ana Luíza Azevedo do Vale, Obras Sociais Irmã Dulce
    Fisioterapeuta principal com atuação na área de Geriatria e Gerontologia.
  • Igor de Matos Pinheiro, Obras Sociais Irmã Dulce
    Fisioterapeuta da Educação Permanente das Obras Sociais Irmã Dulce, Mestre e Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates. (2018). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i2.7006