Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações

Authors

  • Agostinho Both

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v3i2.83

Keywords:

currículo, qualidade de vida, gerações.

Abstract

Propõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza.

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Published

2006-12-06

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações. (2006). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 3(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v3i2.83