Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo

Autores

  • Meire Cachioni
  • Isabela Zaine
  • Tássia Monique Chiarelli
  • Lilian Ourém Batista Vieira Cliquet
  • Kamila Rios da Hora Rodrigues
  • Bruna Carolina Rodrigues da Cunha
  • Leonardo Fernandes Scalco
  • Brunela Della Maggiori Orlandi
  • Maria da Graça C. Pimentel
  • Samila Sathler Tavares Batistoni

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9751

Palavras-chave:

Letramento digital de idosos, Modelo multidisciplinar, Aprendizagem ao longo da vida.

Resumo

A aprendizagem ao longo de toda a vida é um novo paradigma e um princípio organizador para os sistemas de educação e aprendizagem frente ao seÌculo XXI proposto pela UNESCO. Já o letramento digital envolve outras novas competências e podem auxiliar no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o benefício na vida pessoal e coletiva. Propõe-se realizar uma intervenção de alfabetização e letramento digital para idosos com duas metodologias educativas, com e sem utilização de aplicativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Meire Cachioni

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

  • Isabela Zaine

    Professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. 

  • Tássia Monique Chiarelli

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Estadual de Campinas. 

  • Lilian Ourém Batista Vieira Cliquet

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

  • Kamila Rios da Hora Rodrigues

    Aluno no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo

  • Bruna Carolina Rodrigues da Cunha

    Aluno no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo

  • Leonardo Fernandes Scalco

    Alunos no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo.

  • Brunela Della Maggiori Orlandi

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

  • Maria da Graça C. Pimentel

    Aluno no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo. (2019). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 16(1), 18-24. https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9751