Uso de Exergames na Prevenção de Agravos e na Reabilitação de Idosos

Autores

  • Ruth Caldeira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9793

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Exergames, Desepenho Fisico-funcional, Reabilitação, Idosos

Resumo

Com o avanço da tecnologia, os vídeo games ativos ou exergames têm se mostrado uma alternativa interessante para a prevenção de agravos e a reabilitação de pessoas idosas, uma vez que possibilitam maior individualização do treinamento, feedback sensorial da atividade proposta e a integração entre habilidades
motoras e cognitivas. Evidências provenientes de revisões sistemáticas e meta-análise apontam para efeitos positivos dos exergames em medidas físico-funcionais e cognitivas de idosos saudáveis e com doenças neurológicas (Doença de Parkinson e pós Acidente Vascular Encefálico). Entretanto, os seus efeitos não parecem ser superiores aos treinamentos/tratamentos convencionais. Portanto, ensaios clínicos de alta qualidade são necessário para estabelecer a segurança e as recomendações da utilização dos exergames na população idosa.

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Biografia do Autor

  • Ruth Caldeira de Melo

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo - USP, Escola de
    Artes, Ciências e Humanidades – EACH.

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

Uso de Exergames na Prevenção de Agravos e na Reabilitação de Idosos. (2019). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 16(1), 44-48. https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9793