Uso de Exergames na Prevenção de Agravos e na Reabilitação de Idosos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9793Palavras-chave:
Realidade Virtual, Exergames, Desepenho Fisico-funcional, Reabilitação, IdososResumo
Com o avanço da tecnologia, os vídeo games ativos ou exergames têm se mostrado uma alternativa interessante para a prevenção de agravos e a reabilitação de pessoas idosas, uma vez que possibilitam maior individualização do treinamento, feedback sensorial da atividade proposta e a integração entre habilidades
motoras e cognitivas. Evidências provenientes de revisões sistemáticas e meta-análise apontam para efeitos positivos dos exergames em medidas físico-funcionais e cognitivas de idosos saudáveis e com doenças neurológicas (Doença de Parkinson e pós Acidente Vascular Encefálico). Entretanto, os seus efeitos não parecem ser superiores aos treinamentos/tratamentos convencionais. Portanto, ensaios clínicos de alta qualidade são necessário para estabelecer a segurança e as recomendações da utilização dos exergames na população idosa.
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