Aplicativo de entretenimento para idosos: “DIVERTEidoso”
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9830Palavras-chave:
aplicativo em saúde, idoso, entretenimentoResumo
Introdução: o entretenimento significa distração, divertimento. Atualmente a otimização da capacidade funcional do idoso é sinônimo de envelhecimento saudável, permitindo que essa parcela da população desenvolva suas habilidades, visando atender às suas necessidades básicas; aprender, crescer e tomar decisões; movimentar-se; construir e manter relacionamentos. Uma das maneiras de alcançar essas habilidades é oferecer tecnologias adequadas permitindo desenvolver-se e manter sua autonomia¹. Objetivos: desenvolver um aplicativo voltado ao entretenimento para idosos¹. Métodos: será realizada uma pesquisa de campo com idosos com o objetivo de colher informações sobre as principais atividades de entretenimento que gostariam de participar, as dificuldades de acesso e manuseio com smartphones, e dessa forma auxiliar no desenvolvimento gráfico do aplicativo. Após a
criação do aplicativo, o mesmo será testado no mesmo grupo de idosos da pesquisa de campo, podendo nesse momento planejar ajustes e as adequações necessárias de acordo com o público alvo. A amostra será composta por 50 idosos. Resultados: é esperado com a criação do aplicativo o encorajamento ao divertimento, o aumento da autonomia, além da geração de novas amizades, encontros e reencontros, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida e aumento da capacidade funcional. Conclusão: a população de idosos é crescente, a qual necessita cada vez mais de mecanismos que possam propiciar o aumento da qualidade de vida, um melhor aproveitamento do tempo, a prevenção de incapacidades, a autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.