Análise das percepções e expectativas de estudantes de Química Licenciatura acerca das suas escolhas de carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10010

Palavras-chave:

Escolha educacional, Interesse pela docência, Química Licenciatura

Resumo

A crescente falta de interesse pelo ingresso em carreiras relacionadas à docência tem sido constatada em diversos estudos. Como agravante a esta situação, muitos estudos revelam que a evasão dos graduandos em cursos de licenciatura tem se acentuado nas últimas décadas. No que tange a área da Química, esta situação requer atenção especial, uma vez que a falta de professores especialistas nas escolas é crescente e decorre da ausência de profissionais formados na área, ou mesmo, do desinteresse dos especialistas em atuar na licenciatura. Diante disso, fundamentando-se que a falta de interesse se origina em diversos os fatores, educacionais ou não, o presente estudo investigou a percepção dos graduandos em Química Licenciatura acerca dos aspectos que influenciaram sua escolha de formação, suas opiniões sobre o curso de graduação e suas expectativas em relação ao futuro profissional. A metodologia utilizada caracteriza-se em uma abordagem quantitativa, realizada por meio de aplicação de um questionário a alunos de uma universidade do sul do Brasil. Os resultados demostraram que o interesse pelos assuntos relacionados à Química é o fator predominante na escolha de carreira, além da facilidade que os alunos apresentavam nas disciplinas de ciências no período escolar, do reconhecimento da química perante à sociedade e da fácil colocação profissional. Ademais, verificou-se que a influência familiar não está relacionada ao processo de escolha profissional dos graduandos. Em relação à evasão, os estudantes não se mostraram propensos a desistir do curso, assim como, se revelaram otimistas quanto as suas perspectivas em relação a futura atuação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Análise das percepções e expectativas de estudantes de Química Licenciatura acerca das suas escolhas de carreira. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i1.10010. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10010. Acesso em: 16 out. 2025.