Investigação nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1° grau por meio do software GeoGebra

Authors

  • Adriani Cilene Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.
  • Lucas Vanini Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10014

Keywords:

Software GeoGebra. Ensino. Aprendizagem. Matemática.

Abstract

O presente artigo tem por finalidade investigar o uso do software GeoGebra nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1° grau. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental na rede pública de Tapejara/RS. Realizou-se uma aula sem o uso do software e logo em seguida com o uso do GeoGebra. Posteriormente à realização das atividades foi aplicado um questionário aos 30 alunos, utilizando-se uma amostra de quatro alunos como instrumento de pesquisa. A escolha dos quatros alunos para a análise se deu pelo fato de se tratar de uma pesquisa qualitativa, assim permitindo uma melhor análise e reflexão discursiva de cada resposta apresentada. Assim a coleta dos dados destes foram articulados e analisados. Mediante a análise dos questionários observou-se uma boa aceitação no uso do software GeoGebra na dinâmica no processo educacional em sala de aula. Dessa forma sugere-se o uso do GeoGebra como um recurso educacional que pode vir a contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Adriani Cilene Silva, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.

    Professora de Matemática da rede Municipal de Ensino de Tapejara. Formação em Licenciatura Plena em aMatemática – UPF. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF.

  • Lucas Vanini, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática – ULBRA/Canoas, Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.

Published

2020-02-07

How to Cite

Investigação nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1° grau por meio do software GeoGebra. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.10014. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10014. Acesso em: 16 oct. 2025.