USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA-CE

Autores

  • Breno Machado de Almeida Almeida
  • Maurício dos Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • Nilson de Souza Cardoso Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Jaqueliene Rabelo de Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10751

Palavras-chave:

Citologia, Aulas diferenciadas, Ensino-aprendizagem

Resumo

Um dos maiores desafios no ensino de Ciências é despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelos processos básicos da vida. Com o objetivo de contribuir nesse processo, as metodologias alternativas de ensino vêm se destacando como estratégias promissoras no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho utilizou metodologias alternativas, dentre as quais, aulas teórico-práticas, produção e uso de modelos e jogos didáticos, para abordar o tema, microscopia e citologia, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino Fundamental Maria do Carmo Cardoso, Independência-CE. Os resultados demonstraram que o uso de metodologias diferenciadas foi exitosa, uma vez que, promoveu uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que essas estratégias didáticas podem ser adotadas no ensino de ciências com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo, além de proporcionar ao aluno uma aprendizagem significante.

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Biografia do Autor

  • Maurício dos Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

    Mestrando em Genética e Melhoramento - UFPI

  • Nilson de Souza Cardoso, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Professor da UECE

  • Jaqueliene Rabelo de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Professora da UECE

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA-CE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.10751. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10751. Acesso em: 16 out. 2025.