PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Larissa Carniel da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Patrícia Ignácio Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0003-2145-2957
  • Tobias Espinosa Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.10817

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Física, Formação de professores de Física, Ensino e Aprendizagem na EJA, Análise de Conteúdo

Abstract

O presente estudo buscou compreender quais são os entendimentos sobre o conceito, os sujeitos, o ensino e a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de licenciandos de um curso de licenciatura com habilitação em Física de uma universidade pública federal localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para isso, utilizou-se de entrevistas gravadas em áudio, posteriormente, analisadas sob o olhar da Análise Temática, descrita por Braun e Clarke (2006). De acordo com as análises realizadas, os achados da pesquisa mostraram que os licenciandos:  pouco sabem o que é a EJA; percebem os alunos da EJA como um público diversificado;  entendem que os alunos desta modalidade não possuem interesse pelos estudos; acreditam que os alunos da EJA aprendem de forma lenta e dificultosa; mencionam a importância da realização de sondagem junto aos alunos, para o planejamento da aula; apostam, preferencialmente, em metodologias tradicionais, sugerindo, também, metodologias ativas e a mescla dessas. Por fim, os resultados apontam a necessidade de repensar os currículos dos cursos de licenciatura em Física e de um maior investimento em pesquisas sobre o Ensino de Física na EJA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Larissa Carniel da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciada em Ciências Exatas, na ênfase de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande.

  • Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Educação em Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande, campus de Santo Antônio da Patrulha, RS – BR.

  • Tobias Espinosa, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Ensino de Física também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande, campus de Santo Antônio da Patrulha, RS – BR.

Published

2021-03-01

How to Cite

PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.10817. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10817. Acesso em: 16 oct. 2025.