Ciências para as crianças: a Transposição Didática na formação inicial em Pedagogia como processo criativo de (trans)formação

Autores

  • Giseli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana
  • Lenira Maria Nunes Sepel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10956

Palavras-chave:

Formação inicial, Pedagogia, Anos Iniciais, Ensino de Ciências, Transposição Didática

Resumo

Tendo em vista a curiosidade natural das crianças em questionar, testar e criar, torna-se latente que o ensino das Ciências da Natureza para os primeiros anos escolares valorize e estimule tais características, aliando-as aos aspectos da própria Ciência e de seu desenvolvimento. Para tanto, emerge a necessidade de investir-se em uma formação inicial de Pedagogos voltada a esse fim. A partir de uma disciplina sobre o Ensino de Ciências, ofertada a estudantes de Licenciatura em Pedagogia, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, da região central do Rio Grande do Sul, Brasil, nos propomos a analisar a produção de planejamentos de atividades voltadas às Ciências da Natureza para os anos iniciais, elaborados pelas alunas ao final da disciplina. Objetivamos investigar como se deu o processo de Transposição Didática (TD) dos conhecimentos. Para tanto, à luz da Análise de Conteúdo, elegemos quatro elementos organizativos da análise, considerando a influência: das crianças ao perguntarem, das políticas públicas, da formação inicial e das concepções pessoais das estudantes. A análise dos dados demonstrou o processo de TD como um produto inédito para cada futura docente. As estudantes elaboraram seus planejamentos explorando aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos das Ciências, valorizando as características infantis aliadas ao fazer científico. Nossos resultados reiteram o quanto um processo formativo inicial pode suscitar fagulha de (trans)formação nos sujeitos que os compartilham, reforçando a responsabilidade dos Cursos de Pedagogia em oferecerem oportunidades de formação que valorizem ideias e estimulem a criação e a autonomia em Ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana

    Professora Doutora da Universidade Franciscana, Doutora em Educação em Ciências (UFSM)

  • Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Maria, Programa de educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Ciências para as crianças: a Transposição Didática na formação inicial em Pedagogia como processo criativo de (trans)formação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.10956. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10956. Acesso em: 16 out. 2025.