ANÁLISE DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10970Palavras-chave:
Aspectos sociocientíficos, Livro didático, PNLD, Ensino de Química.Resumo
Investigar possibilidades para o uso do livro didático é relevante devido à importância desse recurso didático, ao ponto de se tornar o único instrumento de estudo para o aluno e de apoio ao professor, em razão da ampla distribuição promovida pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no país. Dentre as várias concepções de ensino de Química, a abordagem de Aspectos Sociocientíficos (ASC) utiliza a contextualização com base em temas socialmente relevantes mobilizados pela discussão de controvérsias pautada no conhecimento científico. Por isso, investigar como os livros didáticos de Química abordam ASC em sua concepção e elaboração pode auxiliar os professores a empregar essa concepção de ensino. Esta pesquisa foi centrada na análise dos livros de Química destinados à primeira série do Ensino Médio pelo PNLD. A metodologia empregada foi a análise categorial de conteúdo baseadas nos indicadores: tema global, presença de controvérsia e critérios de relevância para classificar os textos em potenciais promotores de discussões sociocientíficas. Posteriormente foi delimitado o tipo de abordagem e o tipo de controvérsia apresentados. Verificou-se que as grandes diferenças entre as obras impedem sua comparação por fragmento. Dessa forma, optou-se por fragmentá-las na categorização, produzir um perfil para as obras e, a partir dele, compará-las. Embora todas as obras tenham apresentado fragmentos com potencial de fomentar a discussão sociocientífica, os livros não trazem todas as informações necessárias para a discussão controvertida. Além disso, constatou-se a necessidade de aumentar a quantidade de temas de contexto e tipos de abordagem para abarcar os exemplos contidos nos livros.
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