UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ÁGUA E POLUIÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Authors

  • Cristiane Jussara da Silva Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, polo Universidade Federal de Pernambuco (PROFCIAMB/UFPE))
  • Helotonio Carvalho Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, polo Universidade Federal de Pernambuco (PROFCIAMB/UFPE))
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11047

Keywords:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências, Mapa Conceitual, UEPS

Abstract

A poluição litorânea está na lista dos graves problemas ambientais que prejudicam a sociedade e a manutenção dos ecossistemas. Considerando esse cenário e a complexidade que envolve os problemas ambientais é importante que as escolas, não mais de forma ingênua, realizem ações que conversem com os diversos saberes curriculares com uso de ferramentas e estratégias de ensino que sejam potencialmente significativas. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) acerca da temática “Água e Poluição na Educação Básica”. A UEPS foi idealizada utilizando uma sequência de ações de ensino de modo interdisciplinar utilizando uma variedade de estratégias e ferramentas e com a avaliação pautada na produção de mapas conceituais, tendo sido aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco. Durante as estratégias didáticas utilizadas foram encontradas evidências de que novos conceitos se ancoraram aos conhecimentos prévios dos estudantes, sendo indício de uma aprendizagem significativa em curso. A aplicação das diversas etapas da UEPS contribuiu para a formação de estudantes que passaram a ser protagonistas juvenis, com a possibilidade de entenderem a complexidade da problemática da poluição litorânea, além de desenvolverem responsabilidade ambiental, social e política.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-03-01

How to Cite

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ÁGUA E POLUIÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11047. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11047. Acesso em: 16 oct. 2025.