A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.11608Keywords:
Ensino de Ciências, Sequência didática, Abordagem CTSA, CidadaniaAbstract
Com o objetivo de tornar o ensino de Ciências mais significativo para a vida dos alunos e contemplar aspectos amplos, como a formação cidadã e as relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, preconiza-se uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre esses elementos. Portanto, o intuito deste artigo é apresentar os resultados de um estudo que analisou como a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades. A sequência didática foi desenvolvida com 24 alunos de uma escola municipal em Araucária-PR, caracterizando-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica de natureza qualitativa. Os dados apontam que a proposta de ensino permitiu aos alunos participar ativamente do processo de construção do conhecimento. Por meio das discussões, foram desenvolvidos conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que são elementos essenciais para o exercício da cidadania.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR