UMA ÁRVORE DIFERENTE: FRACTAL EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11609Keywords:
Árvore Pitagórica, Sequências e Padrões, Anos IniciaisAbstract
Neste artigo, apresentou-se uma pesquisa qualitativa, a qual teve por objetivo geral investigar visualização em uma construção fractal exploratória envolvendo geometria e formas, grandezas e medidas. Quanto à fundamentação teórica, foram empregadas concepções sobre a habilidade de visualização, destacando-se como ela pode ser explorada na obtenção de dados sobre sequências e padrões obtidos na construção da Árvore Fractal. A pesquisa foi realizada em uma aula na modalidade de ensino remoto, devido ao período de pandemia no transcorrer da disciplina oferecida em um programa de ação continuada a nível de mestrado. A atividade em questão foi dirigida a professoras com formação inicial em Pedagogia, todas em exercício. A aplicação foi feita via plataforma digital online e os dados foram coletados por meio de textos e imagens produzidas pelos seis participantes. Os resultados mostraram que é viável explorar uma outra geometria, tanto na formação continuada quanto na atividade profissional das participantes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR