UMA IMPLEMENTAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS DE MÁQUINAS SÍNCRONAS EM MATLAB/SIMULINK COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11624Palavras-chave:
Ângulo de carga, Dinâmica de sistemas de potência, Modelos de máquinas síncronas, Modelos de sistemas de potência, Monitoramento de sistemas de potênciaResumo
Na disciplina de máquinas elétricas, ofertada em cursos técnicos e cursos de engenharia voltados à área elétrica, estuda-se um dos principais componentes utilizados em sistemas de geração de energia elétrica: a máquina síncrona. A compreensão do funcionamento dessa máquina requer um conhecimento prévio de disciplinas como física e matemática. Física para o estudo do momento de inércia, coeficiente de atrito, interação entre campos magnéticos, e matemática para a compreensão das equações utilizadas na construção dos modelos. Logo, este tema, além de ser muito importante para compreensão dos sistemas elétricos, envolve a aplicação de conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos respectivos cursos. Para a realização das aulas, algumas atividades podem ser desenvolvidas em laboratório, porém, há alguns parâmetros nessas máquinas que são inacessíveis por meio de experimentação prática e precisam ser analisados via simulação computacional. Entre os possíveis softwares para realização dessas simulações está o MATLAB/SIMULINK. Em uma proposta realizada com alunos do curso Técnico Subsequente em Eletromecânica desenvolveu-se o presente trabalho, que reúne os principais modelos matemáticos de máquinas síncronas e descreve a sua implementação em MATLAB/SIMULINK. A atividade proposta permitiu aos alunos uma melhor compreensão do princípio de funcionamento dessas máquinas.
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