ANÁLISE DE FACTORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DA ÁREA DE ESTUDOS NO 2º CICLO (ESG2), MANHIÇA – MOÇAMBIQUE

Autores

  • René Júlio Mavulha
  • Miranda Albino Martins Muaualo
  • Lucas Lavo António Jimo Miguel UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.11630

Palavras-chave:

Análise factorial;, Regressão logística multinomial, Reformas educacionais, ESG2, Manhiça

Resumo

As reformas educacionais do ensino secundário em Moçambique subdividiram o segundo ciclo em três áreas de conhecimento - Comunicação e Ciências Sociais (Grupo A), Matemática e Ciências Naturais (Grupo B), e Artes Visuais e Cénicas (Grupo C). Estas subdivisões desafiam os novos ingressos na escolha das áreas de conhecimento direcionadas a sua projeção profissional. Na tentativa de compreender estes desafios, realizou-se uma análise de fatores condicionantes na escolha da área de conhecimento pelos novos ingressos no segundo ciclo da Escola Secundária de Manhiça (ESM) em Moçambique. Utilizou-se um questionário de 45 perguntas para entrevistar 165 alunos da 11ª classe, período laboral, regime presencial entre 16 de agosto e 13 de setembro de 2019. Recorreu-se a Análise Fatorial e Regressão Logística Multinomial para analisar a série de dados coletados. A Regressão Logística Multinomial estimou a probabilidade de o aluno pertencer a uma das três áreas de atuação do ensino secundário do segundo ciclo (ESG2) em Moçambique. Os resultados da análise descritiva indicaram a participação de 52% de alunos do sexo masculino e 48% do sexo feminino. Destes, 6.7% com pais sem escolaridade tiveram uma orientação na escolha da área de estudo e 4.2% não foram orientados. Por outro lado, 6.1% dos filhos de pais com nível superior foram orientados enquanto 9.1% não tiveram acesso a orientação na escolha da sua área de conhecimento. Estes resultados auxiliaram na identificação de nove fatores de escolha das áreas de conhecimento através da Análise Fatorial, nomeadamente: Falta de orientação vocacional para uma perspectiva futura; Influência dos pais, encarregado de educação; Influência de familiar bem-sucedido pelos estudos; Facilidade de aprendizagem e demanda do mercado de trabalho; Pré-orientação vocacional dos alunos para uma perspectiva futura; Falta de vagas para outras opções; Habilitado para área e curso pretendido; Interesse do aluno pela área; e Disponibilidade de um explicador e formação local. Os resultados encontrados neste trabalho contribuirão para tomada de decisão de incentivar os pais, encarregados de educação a dar o devido acompanhamento aos filhos e advertir os alunos a se informar dos cursos pretendidos para uma melhor escolha.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

ANÁLISE DE FACTORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DA ÁREA DE ESTUDOS NO 2º CICLO (ESG2), MANHIÇA – MOÇAMBIQUE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.11630. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11630. Acesso em: 16 out. 2025.