EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA PÓS-VERDADE: A FRAGILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.11733

Keywords:

Pós-verdade, Anticiência, Ensino de Biologia, Educação Científica

Abstract

O fenômeno da pós-verdade intensificou a tentativa de desqualificação da Ciência como produtora de conhecimento. Apoiados na superficialidade dos argumentos e divulgação de notícias falsas, grupos negacionistas têm disseminado seus conteúdos e colocado em risco a vida das pessoas. Diante disso, este artigo que se caracteriza como uma revisão de literatura do tipo narrativa, tem como objetivo discutir a fragilização dos conhecimentos biológicos no atual contexto de pós-verdade, e como o Letramento Biológico pode colaborar para a superação desses tempos. O trabalho está dividido em duas seções: a primeira analisa o fenômeno da pós-verdade e sua relação com os grupos anticiência, enquanto a segunda discute o conhecimento biológico e o Letramento Científico na era da pós-verdade. Com base nessas reflexões, entendemos que a popularização dos conhecimentos produzidos pela Ciência, bem como a compreensão de sua natureza e métodos, são fundamentais para ajudar a conter o avanço desses movimentos negacionistas.

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Author Biographies

  • Antonio Augusto Morais Feitosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Jaguaribe
    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Jaguaribe. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014 - 2017), onde desenvolveu projetos voltados para o aperfeiçoamento do Ensino de Biologia. Atualmente, está inserido como membro do grupo de pesquisa Educação e Saúde na referida instituição. Apresenta experiencia de atuação em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Pré-ENEM, Educação Inclusiva, Iniciação Científica, Educação e Saúde.
  • Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

    Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE - pertencente à Universidade Estadual do Ceará – UECE, Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE -, campus Jaguaribe (2016). Professora de Biologia pertencente à Rede de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo do Ensino Médio e Ensino de Biologia.

  • Cícero Antonio Maia Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Caucaia

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará - Campus Caucaia, coordenando o curso de especialização no Ensino de Ciências da Natureza. Possui especialização em Saúde Pública (UECE) e no Ensino de Biologia (FFB), Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO), atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia e Lectinas Vegetais.

Published

2021-12-21

How to Cite

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA PÓS-VERDADE: A FRAGILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.11733. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11733. Acesso em: 16 oct. 2025.