PRODUÇÃO DE VIDEOS DOCUMENTÁRIOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS

Autores

  • Brenda Évelyn da Conceição Pereira Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC). Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-6293-2394
  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) https://orcid.org/0000-0002-5871-0115

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12569

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Diálogo intercultural, Vídeo documentário

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar vídeos documentários produzidos por estudantes de comunidades tradicionais agrícolas que frequentam uma escola pública localizada no município de Coração de Maria, Bahia e, sobre eles, apontar possibilidades de diálogo intercultural no ensino de ciências. A coleta de dados se deu sobre os conteúdos desses vídeos durante uma oficina de produção de vídeos abordando os seus conhecimentos tradicionais ligados à fauna e a flora local com posterior Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes representaram detalhadamente os seus conhecimentos e práticas acerca das plantas e animais que estão presentes nos seus cotidianos agrícolas. Consideramos como importante que os professores motivem os estudantes a construção de vídeos documentários como uma via de investigar e compreender quais são os seus conhecimentos e práticas para envolvê-los no diálogo intercultural com os conhecimentos científicos, facilitando a contextualização e significação dos conteúdos ensinados.

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

PRODUÇÃO DE VIDEOS DOCUMENTÁRIOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12569. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12569. Acesso em: 16 out. 2025.