SIMPLE THEMATIC DEBATE AND DEBATE BETWEEN GROUPS WITH QUESTIONS: ARGUMENTATION TECHNIQUES IN ELEMENTARY SCHOOL FOR LEARNING ATOMIC MODELS

Authors

  • Bruno Elias Rocha Lopes SEDUC-RO
  • Beatriz Machado Gomes Universidade Federal de Rondônia –Unir

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12597

Keywords:

Meaningful Learning, Science teaching, Physics teaching, Methodology

Abstract

Em ciência, o aparecimento de novas teorias inicia uma série de debates e discussões, até elas se provem verdade, demonstrando como a argumentação está ligada ao conhecimento e ao fazer científico. Contudo, o ensino de ciências distanciou-se disso, expondo essas teorias como únicas verdades, não passiveis de discussões. Objetivou-se desenvolver metodologias que aproximassem as argumentações científicas da sala de aula. Foram aplicadas aos 9º anos B e C da E.E.E.F.M. Cândido Portinari, Rolim de Moura – RO, onde foram aplicadas as técnicas de Debate temático simples e Debate entre grupos com perguntas. Em ambas as técnicas, os estudantes apresentaram diferenças de rendimento nas provas, comparadas ao bimestre anterior, um índice significativo de satisfação geral e apresentaram melhora na criticidade e abstração dos conteúdos. Logo, a aprendizagem de Ciências se torna efetiva quando aproximada do fazer científico.

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Author Biography

  • Beatriz Machado Gomes, Universidade Federal de Rondônia –Unir

    Possui mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Licenciada em Química. Atuação profissional em biogeoquimica.

Published

2021-12-01

How to Cite

SIMPLE THEMATIC DEBATE AND DEBATE BETWEEN GROUPS WITH QUESTIONS: ARGUMENTATION TECHNIQUES IN ELEMENTARY SCHOOL FOR LEARNING ATOMIC MODELS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12597. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12597. Acesso em: 16 oct. 2025.