SIMPLE THEMATIC DEBATE AND DEBATE BETWEEN GROUPS WITH QUESTIONS: ARGUMENTATION TECHNIQUES IN ELEMENTARY SCHOOL FOR LEARNING ATOMIC MODELS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12597Keywords:
Meaningful Learning, Science teaching, Physics teaching, MethodologyAbstract
Em ciência, o aparecimento de novas teorias inicia uma série de debates e discussões, até elas se provem verdade, demonstrando como a argumentação está ligada ao conhecimento e ao fazer científico. Contudo, o ensino de ciências distanciou-se disso, expondo essas teorias como únicas verdades, não passiveis de discussões. Objetivou-se desenvolver metodologias que aproximassem as argumentações científicas da sala de aula. Foram aplicadas aos 9º anos B e C da E.E.E.F.M. Cândido Portinari, Rolim de Moura – RO, onde foram aplicadas as técnicas de Debate temático simples e Debate entre grupos com perguntas. Em ambas as técnicas, os estudantes apresentaram diferenças de rendimento nas provas, comparadas ao bimestre anterior, um índice significativo de satisfação geral e apresentaram melhora na criticidade e abstração dos conteúdos. Logo, a aprendizagem de Ciências se torna efetiva quando aproximada do fazer científico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR