INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO (2015-2020)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12667Palavras-chave:
Propostas didáticas, Estado da arte, Natureza da CiênciaResumo
Este trabalho apresenta o estado da arte de pesquisas sobre a Natureza da Ciência, da área de Ensino de Ciências, com o objetivo de verificar como a temática vem sendo implementada em situações didáticas, no sentido de identificar as contribuições dessas ações e as lacunas existentes. Foram utilizadas como fonte de busca das pesquisas a biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2015 a 2020. As propostas didáticas descritas nas pesquisas foram analisadas no sentido de identificar: o contexto de aplicação; as estratégias criadas e/ou implementadas para a abordagem da Natureza da Ciência; os materiais usados; e o processo avaliativo descrito. Por meio da Análise de Conteúdo, foi possível verificar que há uma diversidade de materiais e estratégias que podem ser utilizados na discussão do tema, porém o uso da História da Ciência é predominante nas propostas. Discussões sobre o processo avaliativo e ações na formação continuada de professores para auxiliar na inserção de aspectos da Natureza da Ciência em sala de aula demandam atenção das pesquisas.
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