UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: RELAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON E O PERÍODO BARROCO

Authors

  • Antonio Vanderlei dos Santos
  • Rozelaine de Fatima Franzin
  • Neusa Maria John Scheid
  • Marcelo Paulo Stracke
  • Alexandre dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.12705

Keywords:

Interdisciplinaridade; História da Ciência; Física; UEPS; Aprendizagem.

Abstract

O presente artigo está inserido em um estudo que visa contribuir com a melhora do processo ensino-aprendizagem, alicerçado em uma preocupação com a prática pedagógica contextualizada. O objetivo do trabalho é a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), de forma interdisciplinar, usando-o como base para uma análise do período Literário em que Isaac Newton escreveu e publicou o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, uma das maiores obras da Ciência. A metodologia, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou construir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS), a qual engloba princípios de historicidade que proporcionam uma aplicação das teorias da aprendizagem significativas. Nas considerações finais, notamos que a construção da UEPS, usando a historicidade entre Newton e o período Barroco, pode proporcionar uma aprendizagem significativa em sua essência, dando mais um passo para a melhora do processo de ensino-aprendizagem para uma prática docente eficiente e contextualizada.

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Published

2023-10-05

How to Cite

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: RELAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON E O PERÍODO BARROCO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.12705. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12705. Acesso em: 16 oct. 2025.