UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: RELAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON E O PERÍODO BARROCO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.12705Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; História da Ciência; Física; UEPS; Aprendizagem.Resumo
O presente artigo está inserido em um estudo que visa contribuir com a melhora do processo ensino-aprendizagem, alicerçado em uma preocupação com a prática pedagógica contextualizada. O objetivo do trabalho é a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), de forma interdisciplinar, usando-o como base para uma análise do período Literário em que Isaac Newton escreveu e publicou o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, uma das maiores obras da Ciência. A metodologia, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou construir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS), a qual engloba princípios de historicidade que proporcionam uma aplicação das teorias da aprendizagem significativas. Nas considerações finais, notamos que a construção da UEPS, usando a historicidade entre Newton e o período Barroco, pode proporcionar uma aprendizagem significativa em sua essência, dando mais um passo para a melhora do processo de ensino-aprendizagem para uma prática docente eficiente e contextualizada.
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