FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES EM ROBÓTICA EDUCACIONAL COM PRÁTICAS NO SIMULADOR TINKERCAD

Authors

  • Kenia Luiza Rabelo de Oliveira IFES/CEFOR
  • Maria Aparecida de Faria da Silva IFES/CEFOR
  • Márcia Gonçalves de Oliveira IFES/CEFOR
  • Rayane Scarpati IFES/CEFOR
  • Vanessa Battestin IFES/CEFOR

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12850

Keywords:

Robótica Educacional, Formação de professores, Arduino, Tinkercad.

Abstract

Nas últimas décadas, as transformações tecnológicas provocaram mudanças nas relações sociais, políticas, econômicas e consequentemente no papel da escola contemporânea. Esse cenário acelerou o desafio por parte dos professores e demais profissionais da educação na busca de maior qualificação, exigindo competências e habilidades que se tornaram fundamentais na sociedade atual. Nesse sentido, este trabalho apresenta o uso do simulador Tinkercad em um curso virtual de introdução à robótica promovido por alunos do programa de Mestrado Profissional, Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT -  IFES/CEFOR, como uma extensão da disciplina de “Tecnologias Educacionais IV”. O Tinkercad é uma plataforma online que permite a simulação de circuitos eletrônicos digitais, incluindo o uso do Arduino. A importância deste trabalho se evidencia no fato de que a modalidade de ensino e de aprendizagem em ambiente virtual se tornou uma realidade nas últimas décadas, em especial no contexto da pandemia do Covid-19.

 

Palavras-chave: Robótica Educacional, Formação de professores, Arduino, Tinkercad.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-02-23

How to Cite

FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES EM ROBÓTICA EDUCACIONAL COM PRÁTICAS NO SIMULADOR TINKERCAD. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12850. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12850. Acesso em: 16 oct. 2025.