EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Authors

  • Carine Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Camila De Cesaro
  • Deise Guder
  • Diego Flores
  • Joana Valim Becker

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12853

Keywords:

Pensamento Computacional

Abstract

O pensamento computacional e a inteligência artificial são temas emergentes na educação. Por compreenderem conceitos complexos e abrangentes, muitas estratégias estão sendo testadas e avaliadas, como formas de inseri-los efetivamente no ensino. Dentre os aspectos a considerar, tem-se a formação docente e seus desafios, tratados neste artigo. Nesta pesquisa, professores em formação conheceram o ambiente App Inventor e realizaram planejamentos de sequências didáticas combinando a programação de apps e os componentes curriculares de suas respectivas áreas. As etapas envolveram a programação e o planejamento das aulas, aqui brevemente expostos. Dentre as observações do estudo destaca-se que, apesar do desafio inicial da programação, todos os docentes envolvidos ficaram surpresos e motivados pelas potencialidades evidenciadas pela criação de aplicativos na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-02-23

How to Cite

EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12853. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12853. Acesso em: 16 oct. 2025.