EXPLORANDO A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Authors

  • Rafaela Padilha Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Webber Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12867

Keywords:

Ensino de Matemática, Gamificação, Formação docente, Geogebra.

Abstract

A gamificação é uma estratégia por meio da qual elementos de jogos são aplicados em um contexto que não é naturalmente um jogo. Para que a gamificação se torne um recurso pedagógico, os professores necessitam de conhecimentos prévios. Em vista disso, este artigo trata da realização de uma capacitação para professores de matemática sobre gamificação usando o software Geogebra. Por um semestre, 22 professores participaram da capacitação e produziram objetos de aprendizagem gamificados. Os resultados desta atividade revelam que a formação continuada é um dos meios possíveis para se compartilhar estratégias gamificadas que repercutam com sucesso nas práticas docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-02-23

How to Cite

EXPLORANDO A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE COM O SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12867. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12867. Acesso em: 16 oct. 2025.