O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: A REALIDADE DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Adriana Fatima de Campos Unicentro
  • Mônica Matos Barbosa
  • Nayele Brandelero Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12956

Palavras-chave:

Ensino remoto, Educação do campo, Inclusão

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o atual contexto, que devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) afetou diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Outrossim, visa-se analisar o ensino remoto no cenário público, destacando a experiência de uma escola do campo de uma cidade do interior do Paraná, para isso, expõe-se a prática com alunos com deficiência intelectual. O estudo de caso apresentou-se, metodologicamente, enquanto modo de pesquisa mais apropriado para tal produção. Percebeu-se que diante da nova realidade do ensino remoto, a educação do campo, já anteriormente desvalorizada, não consegue atender as demandas dos alunos, devido especialmente à falta de instrumentos tecnológicos para o acesso às aulas online.

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Biografia do Autor

  • Adriana Fatima de Campos, Unicentro

    Mestranda Pós Graduação em Educação PPGE – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Guarapuava – PR –Brasil

  • Mônica Matos Barbosa

    Mestranda Programa de Pós Graduação em Educação PPGE – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Guarapuava – PR –Brasil

  • Nayele Brandelero, Unicentro

    Mestranda Programa de Pós Graduação em Educação PPGE – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Guarapuava – PR –Brasil

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: A REALIDADE DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DO PARANÁ. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12956. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12956. Acesso em: 16 out. 2025.