ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS EVENTOS ENEBIO E ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12981

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Ensino de Biologia, Revisão Sistemática

Resumo

RESUMO

O presente artigo é o produto de uma Revisão Sistemática de Literatura (RLS) sobre o Ensino por Investigação no Ensino de Biologia, cujo o objetivo é identificar as principais características do Ensino por Investigação no Ensino de Biologia nos trabalhos empíricos publicados em dois eventos nacionais de Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, haja vista as contribuições que as práticas investigativas podem oferecer, discutindo os dados extraídos das produções analisadas a partir das concepções e pressupostos de pesquisadores que vêm explorando esta temática. A metodologia utilizada seguiu as seguintes etapas para construção da RSL: a formulação do problema, a escolha da base de dados, escolha das palavras chaves, coleta e armazenamento dos trabalhos, delimitação e aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, análise dos artigos e trabalho com os dados. O levantamento foi realizado tendo como base de dados os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), compreendidos entre 2010 e 2018, e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de 2011 a 2019, sendo analisados 14 trabalhos do ENEBIO e 13 trabalhos do ENPEC. Os principais resultados demonstram que a abordagem foco deste trabalho se apresenta de forma pouco expressiva, assim como discute as características principais do Ensino por Investigação apresentado nos trabalhos analisados, que foram: temas biológicos, objeto de estudo e elementos do Ensino por Investigação.

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Biografia do Autor

  • Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal de Alagoas

    Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C Simões. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Coordenadora junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFAL(2020-2022). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI- UECE). Especialista em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (ABRAPEC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), Universidade Federal do Ceará (UFC).Membro do Grupo: Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC) - UFAL . Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de professores ( PPGEFOP/UFAL). Atua na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia e Práticas Pedagógicas e Ensino.

  • Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atuou no Programa Licenciar da UFPR. Atuou como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas (2018 a 2020). Coordenador do Curso de Química (Janeiro a março de 2020). Coordenador da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Abril 2020 - atual) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte.

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS EVENTOS ENEBIO E ENPEC. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12981. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12981. Acesso em: 16 out. 2025.