DESVENDANDO OS SEGREDOS DAS ESCOVAS PROGRESSIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DO ALISAMENTO CAPILAR COMO TEMÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALGUNS CONCEITOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Palavras-chave:
Contextualização. Ligações Químicas. Alisamento Capilar.Resumo
O uso de estratégias de ensino que possam contextualizar conteúdos de ensino com a realidade dos discentes tem se tornado em uma abordagem importante no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho explora uma temática sobre o uso de produtos químicos em procedimentos de alisamento capilar por escova progressiva, para aprendizagem contextualizada de conteúdos sobre ligações químicas, bem como sobre os potenciais riscos à saúde nesses procedimentos estéticos. O objetivo inicial foi instigar a curiosidade pelas Ciências da Natureza e, em especial, aos conhecimentos de Química utilizados para entendimento dos processos de alisamento. Para isso, esta intervenção fez uso de avaliações através de questionários antes e após as atividades didáticas, sondando o entendimento e a assimilação pelos discentes a respeito de alguns conceitos de ligações químicas que foram contextualmente abordados na palestra: “Química na cabeça - Desvendando os segredos das escovas progressivas.” Participaram 42 alunos do 3º ano do Ensino Médio que estudavam em três escolas públicas do município de Campo Formoso – BA. A experiência vivenciada permitiu perceber que a abordagem associando a contextualização de alguns tópicos de ligações químicas com o procedimento estético de alisamentos capilar mostrou-se profícua e potencialmente útil para incursões didáticas de aprendizagem contextualizada no ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR