ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO REMOTO, UTILIZANDO ARDUINO PARA O ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13178Keywords:
Arduino, Ensino de Ciências, Transformações gasosasAbstract
Frente às diversas dificuldades encontradas para a realização das atividades de ensino remotas, devido à pandemia do novo Sars Covid-19, podemos destacar especialmente a realização de atividades experimentais em ciências. Este artigo descreve a construção e aplicação de dois protótipos experimentais, de baixo custo, baseados no micro controlador arduino, para realizar experimentos sobre transformações gasosas. Os protótipos utilizam a placa “arduino mini 3,3V” em conjunto com o sensor BMP280, e foram utilizados para realizar aquisição de valores de temperatura e pressão em tempo real. Foram obtidas experimentalmente as curvas das transformações isotérmicas e isométricas, de forma que os alunos puderam acompanhar em tempo real, por vídeo, a realização do experimento, bem como tiveram acesso à aquisição de dados, mostrados em tempo real. Os alunos puderam realizar o tratamento dos dados normalmente, mesmo num ambiente virtual. Os resultados experimentais possibilitaram ajustes extremamente com excelentes valores de correlação de pearson ( r²=0,975 para a curva isométrica e r²=0,958 para isotérmica). A análise do desempenho dos alunos, assim como suas impressões ao longo da atividade, demonstrou resultados de aprendizagem extremamente satisfatórios.
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