O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS REALIZADAS NO PERÍODO DE 2011-2021
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13187Palavras-chave:
Pibid, Formação Inicial, Licenciatura em MatemáticaResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) trata-se de uma política de governo de grande destaque entre as iniciativas para a formação inicial de professores no Brasil. Sua repercussão pode ser percebida nas mais diversas publicações acerca do tema, ao exemplo de teses e dissertações que versam sobre essa iniciativa no âmbito da Licenciatura em Matemática. Desse modo, neste artigo, objetivamos apresentar um panorama de estudos que tratam das potencialidades do Pibid na formação inicial de professores de matemática, produzidos no âmbito dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu entre os anos de 2011 e 2021. Para tanto, definimos uma lente de busca, caracterizada pela escolha de quatro palavras-chave, a saber: PIBID; Formação inicial; Matemática e Licenciatura em Matemática, as quais foram combinadas em duas plataformas de busca, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Conforme objetivo e escolhas metodológicas, tal investigação diz respeito a um mapeamento de pesquisas. Ao final da investigação, conclui-se que as ações do Pibid nas Licenciaturas em Matemática repercutem positivamente na formação inicial dos licenciandos, contribuindo, dentre outras coisas, para a constituição da identidade docente e desenvolvimento profissional dos futuros professores.
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