O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS REALIZADAS NO PERÍODO DE 2011-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13187

Palavras-chave:

Pibid, Formação Inicial, Licenciatura em Matemática

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) trata-se de uma política de governo de grande destaque entre as iniciativas para a formação inicial de professores no Brasil. Sua repercussão pode ser percebida nas mais diversas publicações acerca do tema, ao exemplo de teses e dissertações que versam sobre essa iniciativa no âmbito da Licenciatura em Matemática. Desse modo, neste artigo, objetivamos apresentar um panorama de estudos que tratam das potencialidades do Pibid na formação inicial de professores de matemática, produzidos no âmbito dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu entre os anos de 2011 e 2021. Para tanto, definimos uma lente de busca, caracterizada pela escolha de quatro palavras-chave, a saber: PIBID; Formação inicial; Matemática e Licenciatura em Matemática, as quais foram combinadas em duas plataformas de busca, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Conforme objetivo e escolhas metodológicas, tal investigação diz respeito a um mapeamento de pesquisas. Ao final da investigação, conclui-se que as ações do Pibid nas Licenciaturas em Matemática repercutem positivamente na formação inicial dos licenciandos, contribuindo, dentre outras coisas, para a constituição da identidade docente e desenvolvimento profissional dos futuros professores.

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Biografia do Autor

  • Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: NCPPEM/CNPq/UFS. 

  • Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

    Licenciada em Matemática. Doutora em Educação Matemática/UNIAN-SP. Professora Adjunta do Departamento de Matemática/Universidade Federal de Sergipe/São Cristóvão-SE. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIMA/UFS-SE. Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/CNPq/UFS). Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/CNPq/UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/CNPq/UFS). LATTES: http://lattes.cnpq.br/7517823576002780. E-MAIL: denize.souza@hotmail.com; denize@academico.ufs.br

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Publicado

2023-01-06

Como Citar

O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS REALIZADAS NO PERÍODO DE 2011-2021. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.13187. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13187. Acesso em: 16 out. 2025.