O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO MUNDO PÓS-PANDEMIA: PELA (RE)FUNDAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DAS VIRTUDES COM INSPIRAÇÃO HERBARTIANA

Autores

  • Nathan W. Lima

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.13365

Palavras-chave:

Herbart, Pedagogia, Filosofia da Educação, Virtudes

Resumo

Johann Friederich Herbart não somente fundou a pedagogia como campo autônomo, mas também nos deixou um vasto legado científico e filosófico sobre tal área do conhecimento. O objetivo desse trabalho é resgatar conceitos chaves de Herbart para refletir sobre o papel da educação no cenário contemporâneo. Para tanto, primeiramente, é realizada uma interpretação do pensamento de Herbart.  Na sequência, elementos do atual cenário político, epistêmico e social, são caracterizados em diálogo com pensadores contemporâneos das Ciências Políticas, Epistemologia e Psicologia. A partir do quadro teórico de Herbart, e do cenário apresentado, sua concepção de pedagogia e suas relações com a filosofia moral e a psicologia, o conceito de ensino educativo (ou instrução educativa) e de interesse são mobilizados para propor a fundação de uma nova Pedagogia das Virtudes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO MUNDO PÓS-PANDEMIA: PELA (RE)FUNDAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DAS VIRTUDES COM INSPIRAÇÃO HERBARTIANA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.13365. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13365. Acesso em: 16 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)