O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO MUNDO PÓS-PANDEMIA: PELA (RE)FUNDAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DAS VIRTUDES COM INSPIRAÇÃO HERBARTIANA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.13365Palavras-chave:
Herbart, Pedagogia, Filosofia da Educação, VirtudesResumo
Johann Friederich Herbart não somente fundou a pedagogia como campo autônomo, mas também nos deixou um vasto legado científico e filosófico sobre tal área do conhecimento. O objetivo desse trabalho é resgatar conceitos chaves de Herbart para refletir sobre o papel da educação no cenário contemporâneo. Para tanto, primeiramente, é realizada uma interpretação do pensamento de Herbart. Na sequência, elementos do atual cenário político, epistêmico e social, são caracterizados em diálogo com pensadores contemporâneos das Ciências Políticas, Epistemologia e Psicologia. A partir do quadro teórico de Herbart, e do cenário apresentado, sua concepção de pedagogia e suas relações com a filosofia moral e a psicologia, o conceito de ensino educativo (ou instrução educativa) e de interesse são mobilizados para propor a fundação de uma nova Pedagogia das Virtudes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR