PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA VISÃO ANALÍTICA DE DADOS PÚBLICOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13581

Keywords:

Bussiness Intelligence, Formação docente em Matemática, Análise de Dados

Abstract

Este artigo apresenta uma análise acerca de dados públicos dos cursos de Licenciatura em Matemática, apresentado diversas métricas sobre alunos e os cursos, com especial ênfase na relação entre a quantidade de ingressantes e a evasão dos estudantes nestes cursos. Os dados foram obtidos por meio do INEP, para organizá-los utilizamos diversas técnicas computacionais, e para a análise, ferramentas de Business Intelligence. Os resultados apresentam dados gerais sobre o panorama dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, além de apresentar dados que indicam que a taxa de evasão dos cursos tem relação com fatores como; o tipo de cidade onde o curso está localizado, tipo de instituição, modalidade de ensino e ano de ingresso no curso. Por fim, por meio dos dados apresentados, acreditamos que é possível incitar reflexões e discussões sobre os cursos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andre Menolli, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Bandeirantes

    Doutor em Informática pela PUCPR. Professor e Pesquisador na Universidade Estadual do Norte do Paraná e da Universidade Estadual de Londrina.

  • Christian James de Castro Bussmann, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Bandeirantes

    Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Bandeirantes

  • Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

    Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Eduacação da Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE

Published

2023-10-05

How to Cite

PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA VISÃO ANALÍTICA DE DADOS PÚBLICOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13581. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13581. Acesso em: 16 oct. 2025.