PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS COMO CONTROVÉRSIA SOCIOCIENTÍFICA

Authors

  • Adriano Santos de Mesquita Universidade Federal de Santa Catarina / Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • Regina Célia Grando Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-2775-0819

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13721

Keywords:

Alfabetização Científica e Tecnológica; Controvérsias Sociocientíficas; Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade.

Abstract

Temática pouco explorada nos anos iniciais da Educação Básica, a Alfabetização Científica e Tecnológica possibilita análise crítica da realidade sob a ótica da formação de indivíduos reflexivos, críticos, agentes de transformação, comprometidos com a sociedade e com questões científicas e tecnológicas a ela relacionadas. Neste artigo, reflito sobre a promoção da alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da pandemia de coronavírus enquanto Controvérsia Sociocientífica; ao final, com o intuito de contribuir com a prática pedagógica de professores que atuam nos primeiros anos de escolarização, e para possibilitar reflexões pelas crianças, proponho o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com a abordagem da temática em tela. Entendo que este estudo pode contribuir com a pesquisa em Ensino de Ciências na perspectiva da promoção de práticas de alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais considerando controvérsias sociocientíficas, a exemplo da pandemia de Covid-19.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Doutora do Departamento de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Published

2023-09-26

How to Cite

PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS COMO CONTROVÉRSIA SOCIOCIENTÍFICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13721. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13721. Acesso em: 16 oct. 2025.