PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS COMO CONTROVÉRSIA SOCIOCIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13721Keywords:
Alfabetização Científica e Tecnológica; Controvérsias Sociocientíficas; Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade.Abstract
Temática pouco explorada nos anos iniciais da Educação Básica, a Alfabetização Científica e Tecnológica possibilita análise crítica da realidade sob a ótica da formação de indivíduos reflexivos, críticos, agentes de transformação, comprometidos com a sociedade e com questões científicas e tecnológicas a ela relacionadas. Neste artigo, reflito sobre a promoção da alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da pandemia de coronavírus enquanto Controvérsia Sociocientífica; ao final, com o intuito de contribuir com a prática pedagógica de professores que atuam nos primeiros anos de escolarização, e para possibilitar reflexões pelas crianças, proponho o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com a abordagem da temática em tela. Entendo que este estudo pode contribuir com a pesquisa em Ensino de Ciências na perspectiva da promoção de práticas de alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais considerando controvérsias sociocientíficas, a exemplo da pandemia de Covid-19.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Adriano Santos de Mesquita, Regina Célia Grando

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR